COMO LANÇAR SUA MARCA ONLINE
- Boreal Design
- 22 de jan. de 2022
- 3 min de leitura

Ao migrar sua empresa para o mundo on-line, entender a forma como os consumidores navegam na Web é um fator importante para garantir o retorno das suas iniciativas de marketing na Internet. Vamos analisar:
O comportamento dos clientes on-line e off-line;
A estratégia "Ver, Pensar, Fazer, Cuidar" e como usá-la para entender o percurso do cliente on-line;
Defina seu público-alvo usando a segmentação de públicos-alvo.
Hoje falaremos sobre as diferenças entre o comportamento dos clientes on-line e off-line. Também explicaremos como a segmentação de público-alvo ajuda você a escolher onde concentrar sua presença digital ao anunciar on-line.
Quais são as principais diferenças entre os clientes quando eles estão em lojas físicas e on-line? Suponhamos que você decidiu praticar exercícios físicos e agora precisa de tênis de corrida. Sua jornada off-line geralmente acontece assim: você vai até um shopping e vai de loja em loja. Por fim, toma sua decisão com base no preço, qualidade, política de devolução, atendimento e disponibilidade de estoque.
Após considerar todas essas informações, você retorna à loja que tem os tênis desejados e faz a compra. Quanto às compras on-line, você provavelmente passará por quatro etapas diferentes na jornada. Esses princípios estão descritos na estrutura "Ver, Pensar, Agir, Cuidar". Eles são uma ótima maneira de identificar onde uma empresa deve investir no contato com os clientes.
Vamos conferir um exemplo de compra de tênis e destacar essas quatro etapas a seguir:
Na etapa "VER", você percebe que alguns dos seus amigos gostam de praticar corrida e postam mapas dos trajetos favoritos deles nas mídias sociais. Isso motiva você a começar a correr.
Na etapa "PENSAR", você pesquisa "Quais são os melhores tênis de corrida para iniciantes?" no seu smartphone. Essa pesquisa mostra novos conteúdos on-line (desde artigos em blogs até anúncios segmentados), oferecendo mais fatores para levar em consideração na sua decisão.
Por fim, na etapa "AGIR", você realiza a compra e talvez poste uma foto nas mídias sociais. O compartilhamento da sua compra faz parte da etapa "CUIDAR".
Lembre-se: os clientes não precisam passar pelas quatro etapas. Sua jornada individual pode começar na etapa "PENSAR" e terminar na etapa "AGIR". Agora, vamos combinar as atividades off-line e on-line. Suponha que você esteja na loja de artigos esportivos e tenha experimentado os novos tênis. Você pesquisa sobre eles no seu smartphone para conferir se há um preço melhor em outro lugar, por exemplo. Provavelmente, você fará a compra on-line após visitar uma loja física. Essa abordagem é chamada de "visita ao showroom".
Depois de entender as diferenças e semelhanças entre compras on-line e off-line, fica mais fácil criar uma experiência on-line mais equilibrada para os clientes. Como identificar onde você precisa concentrar sua presença digital? Para escolher os canais certos, descubra quem é o cliente, quando conversar com ele e sobre o que falar. Isso é o que chamamos de segmentação de público-alvo. Você pode segmentar os clientes de várias maneiras, considerando desde informações demográficas (como idade e sexo) até interesses específicos.
Por exemplo, a segmentação de clientes por local pode beneficiar uma loja de comércio eletrônico caso determinados produtos só sejam enviados para regiões específicas. A segmentação também pode ajudar com a publicidade on-line, já que a maioria dos canais permite que você segmente a publicidade paga para públicos-alvo específicos, com base em informações sobre o que eles gostam ou não gostam. Você também pode exibir seus anúncios somente para pessoas em um determinado raio geográfico da sua loja ou empresa, o que é útil para divulgar promoções a compradores locais.
Para concluir, quando se trata de anunciar uma empresa on-line, pense nos clientes e coloque-se no lugar deles: quais canais eles mais usam? Qual é a diferença entre interagir com eles on-line e off-line?
Comments