top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • YouTube
  • Twitter
  • Pinterest
  • Yelp
0

Como os motores de pesquisa veem a web?


motores de pesquisa
como os motores de pesquisa veem a web?

Se pretende certificar-se de que o seu website aparece em mais resultados de motores de pesquisa, veja este vídeo, que inclui:


  • Como os motores de pesquisa interpretam o que está numa página web;

  • Que partes de uma página web ajudam os motores de pesquisa nesta tarefa;

  • Como tornar as suas páginas web mais visíveis para os motores de pesquisa.



Vamos analisar a forma como os motores de pesquisa veem as páginas Web. Como interpretam o que está numa página Web, que partes específicas da página Web os ajudam e como tornar as suas páginas mais visíveis para os motores de pesquisa.




Quando você pede a um motor de pesquisa que encontre algo, ele procura numa extensa lista de páginas previamente indexadas, chamada de índice e extrai os resultados relevantes com base naquilo que procura. As páginas são adicionadas ao índice só depois do motor de pesquisa ter determinado o conteúdo. Assim, o motor pode arquivá-las exatamente no mesmo local que outras páginas, e encontrá-las da próxima vez que uma pesquisa remeter para esse conteúdo.


Ao saber como um motor de pesquisa decide qual é o conteúdo relevante de uma página, você pode otimizar as suas para garantir que serão apresentadas nos resultados da pesquisa de pessoas que procuram Websites como o seu.


Suponhamos que é proprietário de um café e tem um Website para o promover. Mas quando um motor de pesquisa vê a mesma página, para além de ver o que vê no seu ecrã, também vê o código subjacente chamado HTML. Partes específicas deste código ajudam o motor de pesquisa a interpretar o conteúdo da página Web. E reconhecer quais as partes importantes ajuda-o a otimizar o seu site.



A primeira parte é o título da página no código. Neste exemplo, pode ver o título no separador na parte superior, "cafetaria de Sintra". O motor de pesquisa vê o título incluído num pedaço de código, a isto chama-se etiqueta de título. Muitos Websites podem ser editados com ferramentas que tratam de toda a programação HTML por si. A isto chama-se sistema de gestão de conteúdo ou CMS. Se usar usar um CMS para fazer alterações no Website, provavelmente existe um local onde pode adicionar este título. Pode ajudar o motor de pesquisa a indexar corretamente a sua página, ao garantir que o título desta descreve com rigor o conteúdo. Assim, poderá ser apresentada em pesquisas relevantes. A seguir, pode dedicar-se ao texto das páginas.


Pense em quem gostaria que visitasse a sua página e os termos que usam para descrever os seus produtos e serviços. Falam sobre café de comércio justo? Talvez utilizem os termos "cappuccino" em vez de "macchiato". Estes são provavelmente os termos que vão utilizar na pesquisa. Tente usar a linguagem dos seus clientes quando estiver a escrever os seus conteúdos, porque isto pode ajudar a garantir que encontrarão as suas páginas quando pesquisarem.


Por fim, um pouco sobre as imagens nas páginas. Os motores de pesquisa não veem as fotos do seu café maravilhoso da mesma forma que nós, o que é uma pena, mas veem o código subjacente. Para ajudar os motores de pesquisa a identificar a imagem, dê-lhe um nome descritivo. Por exemplo, "imagem.jpg" não é um nome de arquivo ideal para motores de pesquisa. Assim, pode experimentar algo que descreva exatamente o que está na imagem, como "moca hortela com gelo.jpg". Pode ir mais além e adicionar texto alternativo, no código, à sua imagem. Este processo chama-se "alt tag" e descreve a imagem, o que é útil para quem usa navegadores de Internet que não apresentam imagens ou para deficientes visuais que usam software para ouvir o conteúdo de páginas Web.



Mais uma vez, se utilizar um sistema de gestão de conteúdos para atualizar o site, também deve haver um local onde adicionar um alt tag. Por isso, lembre-se, utilize títulos únicos descritivos para cada página dos seus sites, indicados para os seus clientes. Mas inclua também termos e expressões importantes que possam ajudar os motores de pesquisa a interpretar o conteúdo das suas páginas. E não se esqueça de dar um nome descritivo aos arquivos de imagem e de incluir texto alternativo. Em conjunto, estas sugestões podem ajudar os motores de pesquisa a interpretar as páginas e a apresentá-las a quem importa: aos seus potenciais clientes.


Utilizar etiquetas precisas para as imagens ajuda os motores de pesquisa a escolherem-nas quando as pessoas efetuam pesquisas relevantes. Atribuir nomes genéricos aos ficheiros, como imagem3.jpg, pode ser contraproducente porque provavelmente não aparecem em pesquisas específicas.


Acontece exatamente o mesmo com os títulos das páginas. Se o título refletir o conteúdo da página, o Website aparecerá nos resultados de pesquisa relevantes.


Por último, se utilizar o tipo de palavras-chave pesquisadas pelas pessoas interessadas, como "comércio justo" ou "café com leite", o seu Website terá mais possibilidades de aparecer nos respetivos resultados de pesquisa.




Comments


Ficou com Dúvidas?
bottom of page