E-mail Marketing III
- Boreal Design
- 22 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
O marketing por e-mail é uma ótima maneira de se conectar e permanecer em contato com os seus clientes. Este tópico ensina os princípios básicos das campanhas eficazes de marketing por e-mail, desde a criação de uma lista de contatos até o conhecimento necessário para criar e-mails que chamam a atenção.
1. Noções básicas de marketing por email
2. As suas opções de marketing por email
3. Criar emails de marketing excelentes
4. Gerir campanhas de email bem-sucedidas
5. Como avaliar o sucesso do marketing por e-mail
As suas campanhas de marketing por email vão mudar, mas o objetivo é o mesmo. Pretende criar emails apelativos que incentivem à ação. Com algumas sugestões, pode publicitar a sua empresa como um profissional. Neste vídeo, vamos explorar como:
Utilizar os assuntos para criar uma boa primeira impressão
Escrever conteúdo conciso com apelos à ação eficazes
Incluir links úteis para os clientes.
Inscreveu-se num serviço de marketing por email e está pronto para criar a sua primeira campanha. Falemos sobre como captar a atenção dos seus clientes com assuntos apelativos, manter a sua atenção com conteúdo conciso e relevante, e oferecer links para obterem mais informações. Suponhamos que tem uma loja de animais. Tem recolhido nomes, emails e tipos de animal de clientes fieis e potenciais e está pronto para lançar a sua primeira campanha de marketing por email. Quer enviar um email de anúncio destinado a donos de cães e gatos, para os informar sobre as melhores e mais recentes comidas naturais para animais que oferece. Mas, para os clientes lerem o seu boletim informativo, é necessário que abram o email. Trata-se de causar uma boa primeira impressão. Pense no que os seus clientes veem quando olham para a caixa de entrada.
O seu email fará com que o queiram abrir? As duas coisas que vão ver são: o nome da empresa no campo "de" e o assunto do seu email. Utilize um nome e endereço de email no campo "de" que identifique claramente a empresa. As pessoas abrem mais rapidamente um email de alguém que reconhecem e em quem confiam. O assunto do email pode ser decisivo para o êxito da campanha. Um assunto eficaz fará com que as pessoas o abram. Um assunto mal pensado pode fazer com que o email seja eliminado ou retido pelos filtros de spam. Utilize assuntos breves e simples, idealmente menos de 10 palavras. Tente capturar a informação mais valiosa e relevante incluída no email. Quando for possível, personalize ou localize o assunto. Por exemplo, "O seu cão é o mais saudável de Londres?" É aconselhável evitar as palavras "grátis", "-X%", "lembrete" e "especiais", entre outras, bem como símbolos de moeda e pontos de exclamação.
Os filtros de spam são acionados por estes elementos. Captou a atenção dos clientes, que abriram o seu email. Parabéns! Já ganhou uma batalha. Nesta altura, pense no quão atarefados são os seus clientes e em quantos emails recebem todos os dias. Mesmo que tenha criado uma mensagem muito intrigante, provavelmente lerão na diagonal, pelo que o conteúdo deve ser conciso e direto.
Os parágrafos devem ser curtos, 1 a 3 frases, e centrados numa única ideia. Pode incluir links para artigos mais longos e informação adicional no seu Website. Crie o texto mais persuasivo e cativante possível e utilize o tom certo para o seu público-alvo. Deve manter a consistência em toda a marca, mas os boletins informativos permitem um tom um pouco mais casual. Os links no email devem incluir apelos à ação. Incentive os destinatários a clicarem para verem ofertas no seu Website. Por exemplo, um link pode dizer algo como: "Clique aqui para poupar 25% na próxima encomenda de comida natural para gato" ou "Clique aqui para envio grátis em todas as encomendas acima de R$ 50". Use texto a negrito e design para realçar ofertas e conteúdo importantes.
É aconselhável incluir uma última coisa: alguns links no fim do email que permitam aos destinatários anular a subscrição, alterar as preferências de email e atualizar as informações de contato. Facilitar a opção de não receber o boletim informativo é um bom serviço de apoio ao cliente e é exigido por lei em muitos países. Dedique algum tempo para criar um assunto curto mas apelativo. Escreva conteúdo conciso com um tom divertido e cativante e inclua links úteis que melhorem a experiência do cliente e, possivelmente, levem a um aumento das vendas.
Com cada campanha de marketing por email ficará a saber mais sobre o que funciona e o que não funciona. Com o tempo, pode criar melhores emails para os seus clientes que, por sua vez, podem fazer crescer o seu negócio.
A melhor opção utiliza o nome do cliente, bem como uma pergunta pertinente ou uma afirmação interessante para chamar a atenção. Além disso, é breve e clara.
As opções menos eficazes (respostas 2 e 3) não são muito apelativas. A utilização de muitos símbolos monetários e pontos de exclamação pode dar a ideia de falta de profissionalismo e de uma insistência excessiva. Além disso, a maior parte dos fornecedores de email colocam automaticamente este tipo de email na pasta de spam.
Próximos passos
Analise a sua própria caixa de entrada e veja os tipos de boletim informativo por email que recebe. Quais são os que provavelmente abrirá e porquê? Pratique a escrita de assuntos curtos e apelativos acerca dos seus produtos mais vendidos, segundo as diretrizes mencionadas no vídeo.
Comments