Marketing de Conteúdo III
- Boreal Design
- 22 de jan. de 2022
- 4 min de leitura
O marketing de conteúdo é uma excelente forma de criar confiança e aumentar o tráfego do site. Neste artigo, você vai saber como escrever para públicos-alvo online, organizar a produção e a promoção, escolher o formato certo com base no conteúdo e acompanhar o êxito do seu marketing de conteúdo.
1. Introdução ao marketing de conteúdo
2. Saiba quem são seus clientes on-line
3. Como escolher o formato certo para seu conteúdo
4. Como criar conteúdo para públicos-alvo on-line
5. Faça com que seu conteúdo seja visto
6. Como avaliar o sucesso do marketing de conteúdo
Conteúdo é muito mais do que um texto exibido em uma tela. É fundamental saber qual formato de conteúdo pode influenciar mais seu público-alvo, desde GIFs divertidos até postagens em blogs, incluindo artigos e vídeos de maior duração. Neste artigo, veremos:
os formatos de conteúdo on-line mais usados;
os quatro principais motivos para usar o marketing de conteúdo;
como escolher diferentes formatos de acordo com suas metas de conteúdo.
O conteúdo on-line pode ter várias formas diferentes: desde estudos de caso e e-books até infográficos, imagens e clipes de vídeo. Cada um desses formatos diferentes tem suas vantagens, não importa se o objetivo é inspirar, ensinar ou entreter. Vamos explorar os principais formatos de conteúdo e explicaremos como escolher um formato com base nas necessidades específicas do seu público-alvo.
Seja qual for o formato escolhido, o objetivo do conteúdo sempre é o mesmo: conectar-se com um público-alvo. Esse público-alvo, por sua vez, irá interagir, compartilhar, aprender e talvez até se tornar cliente.
Vamos começar explorando os principais formatos de conteúdo.
Os blogs geralmente são publicados como uma subseção de um site existente e podem incluir um conteúdo original ou criado por um convidado. Criar postagens únicas e de qualidade no blog pode ajudar a aumentar a publicidade e fornecer um conteúdo interessante para compartilhamento em outros canais, como em mídias sociais.
Os infográficos são informativos e muito úteis para apresentar um conhecimento de forma visual. Eles funcionam bem on-line graças ao seu formato atraente e ajudam a apresentar um conteúdo complexo ou incomum de forma criativa.
Os e-books são guias educativos que facilitam a leitura sobre um tópico específico. Esse formato fornece aos leitores um conteúdo prático e ajuda você a se destacar como um especialista na área.
Os vídeos podem ser variados e incluir desde demonstrações de produtos a tutoriais e depoimentos de clientes. Com eles, as marcas criam um conteúdo atraente, divertido e útil que pode ser acessado em qualquer local.
Há vários outros formatos de conteúdo a serem considerados, incluindo: comunicados de imprensa, seminários on-line, avaliações e estudos de caso. Para explorar ainda mais formatos de conteúdo, confira os links adicionais fornecidos no fim deste tópico. Um conteúdo eficiente não precisa se tornar viral ou alcançar milhões de pessoas. Concentre-se em um conteúdo personalizado para seu público-alvo e que direcione os clientes para uma meta ou ação específica.
Agora que você conhece os diferentes formatos, a próxima etapa é considerar a meta principal do seu conteúdo. O marketing de conteúdo geralmente tem quatro objetivos principais: entreter, inspirar, ensinar e convencer. Vejamos como combinar diferentes formatos de conteúdo com suas metas.
Imagine que possui uma empresa de banho e tosa de cães e quer criar uma estratégia de conteúdo para ajudar a aumentar sua presença on-line. Para entreter o público-alvo, decidiu publicar nas redes sociais vídeos engraçados com cães fazendo truques. Para inspirar e ainda planeja criar um fórum no site, onde as pessoas podem publicar perguntas e trocar informações com ela e outros donos de cães. Para ensinar o público-alvo, compartilhe postagens do blog, incluindo dicas sobre alimentação e cuidados caninos. Para convencer as pessoas a usar seus serviços dela, ela compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos, além de e-books para mostrar que conhece técnicas avançadas de banho e tosa.
No cenário da sua empresa, pense em como determinados formatos combinam melhor com metas específicas do conteúdo. Por exemplo, se sua meta é ensinar, então os guias, e-books e infográficos são os formatos ideais, mas se sua meta é entreter, testes ou competições são melhores escolhas de formato.
Ao avaliar os formatos de conteúdo mais adequados para suas metas, pense naqueles que você pode produzir sozinho com facilidade e considere contratar ajuda para os outros. Identifique o objetivo do conteúdo e selecione os formatos mais adequados para ele. Por fim, ao desenvolver seu conteúdo, lembre-se de considerar seu público-alvo e atender às necessidades específicas dele em um formato surpreendente.
Se o objetivo for a interação com clientes novos e existentes, então um concurso é uma excelente forma de chamar a atenção das pessoas e de as fazer interagir com a marca.
Dicas
Faça uma pesquisa on-line de 20 minutos observando os diferentes formatos em que o marketing de conteúdo é exibido. A que conclusões você pode chegar? Quais tipos de conteúdo geram maior engajamento e recebem mais likes nas plataformas de mídias sociais? Imagine como você poderia utilizar esses tipos de conteúdo para sua empresa ou produto.
Comments