top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • YouTube
  • Twitter
  • Pinterest
  • Yelp
0

Publicidade com anúncios do Facebook - Tutorial Facebook Ads



O Facebook mudou a forma como nos comunicamos online. Apesar do fato de não estar crescendo em usuários tão rapidamente como costumava, existem mais de 2,7 bilhões de pessoas que têm uma conta lá.


Os anunciantes seguem as tendências rapidamente, então, quando ficou claro que a plataforma de Mark Zuckerberg é uma opção viável de e-marketing, mais e mais empresas começaram a promover seua produtos e serviços lá, fazendo do Facebook Ads um dos produtos básicos do marketing digital, juntamente com o já tradicional Google Ads.


Se você nunca tentou anunciar no Facebook, este artigo pode fazer você mudar de ideia.


A maioria das novas plataformas é complicada no início, por isso criamos este passo a passo especialmente para guiá-lo em todas as etapas do processo.




Por que anunciar no Facebook é uma boa ideia?


Os principais benefícios dessa plataforma de mídia social é a base de usuários - as pessoas que verão seus anúncios. Considerando que a atualmente há cerca de 7,5 bilhões de pessoas navegando na Web, os usuários do Facebook são pouco mais de um terço desse número. Todos esses usuários entram em contato com os anúncios, seja em desktops ou dispositivos móveis.


Agora, é importante notar que nenhum anúncio vai atrair todos os cidadãos do seu país, independentemente do seu tamanho. Seu público-alvo deve ser selecionado com muito cuidado para que seus anúncios tenham sucesso. Sem mencionar as próximas etapas da jornada do cliente,

como sua Landing Page (página de destino), que você pode criar usando um de nossos 300 modelos de página de destino.


A personalização de um público-alvo é uma dos recursos que fazem o Facebook Ads tão valiosos aos olhos dos anunciantes. A plataforma permite que você crie grupos de público-alvo personalizados com base em critérios que incluem:


  • Idade,

  • Gênero,

  • Localização,

  • Interesses.


O número de posicionamentos de anúncios também varia. Isso permite que você ajuste seu anúncio ao local onde será exibido.


Outra razão para a popularidade dos Anúncios do Facebook é que todo o processo pode ser feito de forma independente. E sim, isso inclui a criação de um anúncio. Você verá que não há necessidade de contratar um designer para criar um anúncio para você.


Mas chega de conversa fiada, vamos ao que interessa.




Etapa 1 - A estratégia


Antes de partir para uma jornada, é preciso estar preparado. Antes de iniciar o processo dos Anúncios do Facebook, você precisa ter certeza de que tem uma estratégia em vigor. Você faz isso respondendo a algumas perguntas-chave:


  • De quais elementos você precisa (um anúncio, uma página de destino, um pop-up)?

  • Quais são os problemas que seu público-alvo enfrenta?

  • Que soluções seu produto ou serviço pode oferecer?

  • Em que estágio do funil de vendas estão seus clientes?

  • Qual é o ponto focal do anúncio?

  • Qual é o orçamento diário / mensal da campanha?

  • Onde e como o anúncio será exibido?


Ter a estratégia bem definida pode levar algum tempo, mas traz alguns benefícios.


As respostas a algumas dessas perguntas serão cruciais para passar pelas etapas de lançamento de sua campanha no Facebook, por isso ter todas as informações com antecedência tornará todo o processo mais fácil.




Etapa 2 - Familiarizando-se com o Pixel


Se você deseja obter informações detalhadas sobre a atividade dos usuários em suas páginas, o Pixel será de grande ajuda. Mas o que é Pixel, afinal? É um pedaço de código que você precisa colar em sua página para monitorar como os visitantes interagem com seu conteúdo. Isso inclui registrar os links em que clicaram, quando se trata de remarketing, pode ter um valor inestimável para.


O Pixel também é usado para medir a eficácia dos anúncios. Quando o usuário clica nele e é redirecionado para a página de destino, o código faz uma anotação disso e avisa você. Para instalar o Pixel no Facebook, confira a Central de Ajuda da plataforma. Depois de fazer isso,

certifique-se de que está integrado com suas páginas de destino.




Etapa 3 - O objetivo


A configuração da campanha começa com a seleção de seu objetivo. Certifique-se de escolher corretamente, pois um erro nesta etapa pode afetar a eficácia e o custo monetário da campanha, portanto, escolha com sabedoria.


Aqui está a lista completa de objetivos no Facebook Ad Manager:



Nem todo objetivo exige a criação de uma landing page ou página de destino. Quando seu objetivo é aumentar sua presença nas redes sociais, basta um anúncio. No entanto, outros objetivos, como a geração de leads, funcionam melhor com a adição de uma página de destino.




Etapa 4 - O público-alvo


Depois de selecionar a meta da campanha, é hora de determinar o grupo de pessoas que verão seu anúncio. Como eu disse antes, esse é um dos recursos mais impressionantes do Facebook. Lembre-se que cada nicho comercial tem como alvo públicos diferentes. Por exemplo, uma manicure terá um público alvo diferente de uma pet shop.


Quais são os fatores que determinam o grupo-alvo?


  • Idade,

  • Gênero,

  • Localização (em termos de habitantes e visitantes de uma determinada área),

  • Idioma,

  • Interesses,

  • Sites visitados,

  • Anúncios clicados.


Um salão de manicure terá como público-alvo mulheres, digamos, com idades entre 25 e 45 anos que moram nas proximidades, falam o idioma local e estão interessadas em dicas de beleza.


Mas essa é apenas uma das possibilidades de segmentação. Também existe uma opção chamada grupos personalizados. Ele é baseado em listas predefinidas, como uma lista de e-mails, seguidores de sua página no Facebook ou visitantes do site (para criar esta será necessário ter o Pixel instalado).


O foco dos grupos personalizados deve ser a promoção e conversão de leads. Está relacionado ao processo de remarketing, pois envolve pessoas que já passaram pela sua página ou já viram sua oferta.


Quer mais? O Facebook criará outro grupo chamado sósia, que se baseia em seus grupos personalizados. O AI analisa os membros em termos de dados demográficos e preferências para encontrar pessoas semelhantes que possam estar interessadas em seus anúncios.



Etapa 5 - Posicionamento do anúncio


Depois de selecionar seu público, você precisará selecionar os locais onde deseja que seu anúncio seja exibido.


Os anúncios do Facebook também são exibidos em outros lugares. Por exemplo, o Instagram é propriedade do Facebook, e o gerenciamento de anúncios nessa plataforma também é feito por meio do Facebook Ad Manager.


Além do Instagram, existem milhares de sites que fizeram parceria com o Facebook para exibir seus anúncios. Este grupo de sites é denominado "Audience Network". Ele estende o alcance de suas criações para além das próprias redes sociais, que já são bastante extensas.


A base de usuários do Instagram é, em média, mais jovem que a do Facebook, e a Audience Network é composta por milhares de páginas que são visitadas por praticamente todas as idades e grupos de interesse. É claro, seu anúncio será exibido para o grupo de pessoas que você selecionar, mas a variedade de lugares onde ele pode ser visto é uma vantagem sólida.


A guia “canal” também é um lugar onde você decide os tipos de dispositivos que exibirão seu anúncio. Dependendo das especificações de sua campanha, ela nem sempre precisa ser exibida em todos os tipos de dispositivos.


Digamos que você queira aumentar o número de instalações de seu aplicativo Android. Lançar um anúncio correspondente para desktops não resultará em conversões. A solução é exibir o anúncio apenas em dispositivos móveis.


Isso não significa que você seja forçado a abandonar completamente os usuários de desktop, mas exigirá uma campanha publicitária diferente. Você pode criar um anúncio que se concentre em aumentar o alcance de seu produto em vez de gerar conversões.




Etapa 6 - Definir o orçamento


A base de usuários significa muito para o Facebook, e a empresa faz de tudo para garantir a melhor experiência de visualização possível. Se os usuários não gostarem de um anúncio mostrado a eles, isso afetará negativamente sua experiência. O Facebook cobra mais por anúncios que os espectadores não gostam ou não gostam, e os eficazes custam menos.


O FB Ads Manager é onde você define o orçamento diário ou mensal e as configurações que o cercam. A programação da campanha é algo para se ter em mente. Se você não prestar atenção suficiente a isso, o Facebook exibirá anúncios pelo tempo que você quiser, e isso pode consumir seu orçamento.


Outro aspecto importante são as opções de carregamento. Você pode escolher entre custo por clique e custo por visualização. O primeiro garantirá que você não gaste demais em anúncios que não resultam em cliques. O segundo é melhor para anunciantes que aperfeiçoaram suas criações de anúncios e sabem que terão uma boa conversão. Quando você paga por cada visualização, é melhor que o criativo valha a pena.


Como você deve imaginar, há muitos anunciantes no Facebook que desejam exibir anúncios para um público que se sobrepõe. Então, como a plataforma escolhe qual anúncio será exibido?


O método de seleção é denominado sistema de leilão. As empresas competem umas com as outras com base em três pilares:


  • O valor máximo que o anunciante está disposto a pagar para que o anúncio seja mostrado;

  • A probabilidade de o usuário final concluir a meta;

  • A qualidade do anúncio.


O último é particularmente importante. Além do público-alvo, o Facebook também analisa sua criação para se certificar de que você usa uma linguagem apropriada e que evita o clickbait.


A análise resulta em uma pontuação de qualidade que é então comparada com a concorrência. É uma métrica que pode aumentar ou diminuir o custo do anúncio. É por isso que é importante ter isso descoberto na fase de estratégia e se concentrar nos benefícios e na resposta às necessidades de seu público.




Etapa 7 - Escolha um formato


Que tipo de anúncio transmitirá sua mensagem da maneira mais eficaz? Uma única imagem, um carrossel de produtos diferentes ou talvez um vídeo de alta qualidade? O Facebook permite que você trabalhe em seis formatos de anúncio diferentes:




Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de cada tipo e ver onde eles podem ser mais úteis.







Carousel



Empresas que vendem vários produtos e desejam anunciar alguns itens ao mesmo tempo podem se beneficiar com o uso desse formato de anúncio. Você tem a opção de exibir até 10 produtos.


E o melhor é que cada um dos slides tem seu botão de CTA. Então, se você vende sapatos e deseja mostrar 10 modelos diferentes, você pode vincular cada um a sua página de produto, onde o visualizador pode terminar a jornada do cliente.





















Imagem única


Este formato, em combinação com uma Landign Page (página de destino) formam uma dupla clássica. O anúncio capta a atenção e apresenta os principais benefícios, enquanto a página de destino é onde você inclui mais informações, uma seção de galeria e depoimentos. Termine a composição com um formulário ou um botão de compra e é isso.


Encontrar a imagem certa para o anúncio pode ser crucial para a eficácia da criação. É melhor mostrar o produto em um ambiente natural ou os efeitos que ele oferece aos seus clientes.


O anúncio e a landing page devem ser coesos, tanto em termos visuais, quanto nas informações fornecidas. Dessa maneira, toda a composição parece partes do mesmo quebra-cabeça.









Vídeo único


Tem havido um rápido crescimento no número de vídeos que os usuários assistem no Facebook. Os anunciantes, atentos às últimas tendências incorporaram o uso de curtas-metragens em seus criativos também.


Os anúncios em si são fáceis de fazer se você já tiver um vídeo criado, e o fato de ser uma imagem em movimento torna mais fácil chamar a atenção do que uma imagem.


Outro benefício é o potencial de usar som, mas use o bom-senso. Alguns usuários desligaram os sons do vídeo, portanto, se o áudio for uma parte importante do anúncio, certifique-se de adicionar legendas ou a mensagem pode se perder no silêncio.













Slideshow


É um derivado dos dois anteriores. Por um lado, o movimento das imagens está lá, o que ajuda a fazer com que o anúncio seja notado, mas toda a criação consiste em apenas algumas imagens, em vez de um vídeo multi-frame.

























Coleção



Ao contrário dos tipos anteriores, os anúncios de coleção só podem ser exibidos em dispositivos móveis.


A estrutura deste formato é composta por 5 elementos: uma imagem central que ocupa grande parte do espaço, a que se segue 4 imagens mais pequenas.


Quando o anúncio é clicado pela primeira vez, ele vai para tela inteira para melhor visibilidade.


Cada um dos elementos inferiores pode ser vinculado a uma página separada.










Etapa 8 - Criando o anúncio


A parte criativa de todo também ocorre no Facebook Ad Manager.


A maioria dos anúncios são do modelo AIDA. É uma abreviatura de Atenção, Interesse, Desejo e Ação. O modelo foi criado com base no condicionamento psicológico para criar uma reação positiva e gerar um impulso.


Aqui está como cada uma das etapas é representada no anúncio:


  • Atenção - cores fortes e títulos atraentes;

  • Interesse - abordar uma solução para um problema na cópia;

  • Desejo - os principais pontos da oferta;

  • Ação - o botão CTA.



Se você nunca criou um anúncio baseado em AIDA antes, pode levar algum tempo antes de dominá-lo, mas vale a pena o esforço. E quanto mais anúncios você faz, mais afiado você fica, a prática leva à perfeição.




Etapa 9 - Monitorando os Resultados


Assim como na criação de uma Landing Page, não é um clique no botão “publicar” que findará o processo.


Os anúncios em exibição consomem uma pequena parte do orçamento todos os dias, por isso é importante manter o controle sobre o seu desempenho. Os criativos demandam algum tempo para serem visualizados e clicados, quanto mais dados você fornecer no anúncio, mais credibilidade você terá diante do público.


Os fatores mais importantes na mensuração da eficácia da campanha são:


  • O número de conversões;

  • A taxa de conversão;

  • O número de cliques;

  • O custo total do anúncio.


Se os resultados não estiverem de acordo com suas expectativas, você sempre pode fazer alterações. Seja o público-alvo, o posicionamento do anúncio ou qualquer outro detalhe da campanha, nada está gravado em pedra.




Agora você sabe como planejar sua estratégia marketing para desenvolver sua primeira campanha publicitária no Facebook. Cada nova campanha traz consigo surpresas, novos desafios e experiências que o ajudarão a aprimorar suas habilidades de marketing digital e obter cada vez mais receita para sua empresa ou cliente. Lembre-se de que a prática leva à perfeição.


Não hesite em fazer alterações em seus criativos, otimize o público-alvo, teste várias possibilidades e aprenda com seus erros.


Se você fizer tudo isso, descobrirá que os anúncios no Facebook podem ser uma grande fonte de tráfego para suas Landing Pages e Websites.


Sua autonomia nas atividades de marketing também deve se estender às Landing Pages.

Se você está procurando uma plataforma que torne mais fácil projetar e publicar páginas de destino, sabemos que pode ser exatamente o que você precisa.




Comments


Ficou com Dúvidas?
bottom of page