top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • YouTube
  • Twitter
  • Pinterest
  • Yelp
0

Tire o máximo proveito dos vídeos VI

Atualmente, o vídeo é considerado um recurso empolgante e é o formato que gera maior engajamento on-line. Conectar-se com os clientes por meio dessa mídia versátil pode abrir oportunidades de marketing valiosas, seja como videomarketing, seja no marketing de conteúdo. Saiba como integrar o vídeo à sua estratégia on-line, planeje e produza vídeos dentro do seu orçamento e promova-os para que eles sejam vistos pelas pessoas certas.


6. Avaliar o desempenho dos vídeos

 

O Analytics pode fornecer-lhe informações acerca das pessoas que veem os seus vídeos e como estas interagem com o seu conteúdo. Com estas informações disponíveis, pode melhorar os vídeos e aumentar o público-alvo. Vamos abordar:

  • Como determinar quem vê os seus vídeos

  • Formas de descobrir o que gostam e o que não gostam

  • Oportunidades para melhorar e envolver novos públicos-alvo.


 

Uma das grandes funcionalidades do marketing com vídeo online é poder medir os resultados. Quer esteja a criar vídeos para o seu Website ou a partilhá-los nas redes sociais, a publicitar em sites de vídeo populares, pode medir os resultados dos seus esforços. Abordaremos como utilizar o Analytics para conhecer os seus visitantes e saber como interagem com os vídeos. Analisaremos também as oportunidades para melhorar o desempenho dos vídeos e captar novos públicos-alvo. O Analytics de vídeos revela imenso acerca de quem os vê, como a idade, o sexo e a localização. Quando conhece o seu público-alvo, pode criar conteúdo de vídeo do respetivo interesse.


Suponhamos que é um blogger culinário que cria vídeos das respetivas experiências culinárias estrangeiras. O Analytics revela que a maior parte dos visitantes vivem em Londres e que os vídeos mais populares são de cozinha francesa. Se pretende aumentar o tráfego para o seu blog, pode criar mais vídeos e conteúdo para estes visitantes. Talvez uma demonstração de culinária com um famoso chefe francês.


Se tiver vídeos em locais diferentes, como o seu Website, página do Facebook e canal do YouTube, a análise de cada site mostrará o local onde os seus vídeos são mais vistos, o que é muito importante para promover o conteúdo. Se a maior parte do público-alvo vê vídeos no YouTube, tente carregar conteúdo mais atualizado para esse site. Também pode ver a data e a hora em que é mais provável os vídeos serem vistos. Se for ao fim de semana, considere carregar conteúdo atualizado à sexta-feira à noite. Quando medir o desempenho dos vídeos, pode descobrir se foram vistos do princípio ao fim. A duração do vídeo pode depender do conteúdo.


Na maioria dos casos, os vídeos breves funcionam melhor. Pode aumentar a probabilidade de as pessoas reproduzirem e verem os vídeos até ao fim, ao mantê-los breves. Se as pessoas apenas virem os primeiros segundos de um vídeo, este pode não estar a corresponder às expectativas. Considere atualizar as imagens de pré-visualização, os títulos ou a descrição dos vídeos, para que as pessoas compreendam melhor o que estão prestes a visualizar.


Veja também a duração média da visualização de vídeo. Se a maioria gastar apenas um minuto a ver as demonstrações, experimente criar vídeos com 60 segundos ou menos. Outros indicadores comuns do desempenho dos vídeos são os "gosto/não gosto", os comentários e as partilhas. Estas informações dos visitantes constituem um feedback detalhado.


Outra sugestão: observe as reações aos vídeos através dos comentários e das redes sociais. Se o seu vídeo for partilhado, trata-se de uma interação sólida. Gostaram suficientemente do vídeo para o partilharem.


Para recapitular, pode utilizar o Analytics para saber quem vê os seus vídeos, para identificar o que gostam ou não e para encontrar oportunidades para captar novos públicos-alvo.

 

Os melhores vídeos costumam ser os mais curtos.

Estes têm mais possibilidades de serem reproduzidos e visualizados até ao fim pelos utilizadores. As estatísticas indicam que 45% das pessoas abandonam o vídeo ao fim de um minuto.

Rever os comentários é uma boa forma de saber o motivo pelo qual os utilizadores não veem o vídeo até ao fim.

 

Próximos passos

Caso tenha um canal de vídeo no YouTube, no Vimeo ou noutro site de partilha de vídeos, reveja as ferramentas de Analytics do site. Qual o desempenho dos seus vídeos? Quais são os seus vídeos mais populares? Qual é o período de tempo médio que as pessoas veem os seus vídeos?

Comments


Ficou com Dúvidas?
bottom of page